sábado, 23 de fevereiro de 2013

CTBMF em Medicina Veterinária (só para descontrair, sem fugir do foco)


Olá, leitores!

Ultimamente tenho pesquisado algumas imagens de CTBMF para publicar no blog. Numa dessas pesquisas encontrei este livro (Cirurgia Oral e Maxilo-Facial para Cães e Gatos).

Priscila e eu (Adriano) criamos dois felinos, uma fêmea e um macho. Sempre levamos os dois para uma mesma clínica veterinária no bairro Expedicionários em João Pessoa. Lá contamos com os Drs. Fernando, João e Melquisedeque para cuidar dos nosso gatos. Um dia, durante a histerectomia de Cherry (a gata), conversando com os Drs. Fernando e João, descobri que o ramo de Odontologia na Medicina Veterinária está crescendo bastante aqui no Brasil.

Um dos procedimentos mais comuns é a raspagem e alisamento radicular para remoção de cálculos (tártaro) dentais. Cães e gatos estão sujeitos a desenvolver cálculo dental em suas curtas vidas. Com isso, ocorre a perda de inserção das fibras do tecido periodontal ao órgão dental devido à atividade dos microrganismos presentes no cálculo dental e no sulco gengival contaminado (a famosa Periodontite Crônica). Assim, o órgão dental fica "amolecido" e "cai", prejudicando a mastigação desses animais e, consequentemente, diminuindo a qualidade e o tempo de vida.

Certo dia, estávamos lá nessa clínica e tinha um felino internado. Como sou curioso, verifiquei a ficha clínica desse felino e lá constava: fraturas múltiplas de face reduzidas e fixadas - pós-operatório da Cirurgia Buco-Maxilo-Facial (não lembro quais ossos o gato, que foi vítima de atropelamento, tinha fraturado).

Além disso, algumas vezes chegam cães para remoção de fixação externa rígida (bastante usada antes da popularização das mini-placas e parafusos que usamos hoje). Enfim, são inúmeros procedimentos executados pelos nossos colegas Médicos Veterinários.

Por hoje é só, pessoal. Tenham um bom final de semana e, caso vocês tenham animais de estimação, não os deixem soltos pela rua, porque o mínimo que pode acontecê-los é sobreviver à um atropelamento ou envenenamento.

Até a próxima!


Escrito por:
Adriano Lima Garcia

  Estudante de Odontologia da Universidade Tiradentes (UNIT)
 
 
Aperfeiçoamento em Cirurgia Oral pela ABO-SE

Estagiário do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital de Urgências de Sergipe

  Estudante do Curso de Atualização em CTBMF do Capítulo IV do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial


&


Priscila Hawana Alves da Silva

  Estudante de Odontologia do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ)

  Estudante do Curso de Atualização em CTBMF do Capítulo IV do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial    

Socorrista do PAPS do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Thanks for commenting!
Dank für die Kommentare!
iGracias por comentar!
Grazie per il commento!